Dando prosseguimento à mini-série Conhecendo a família, após conhecer o “irmão mais velho” do Red Bull Brasil, o Red Bull Salzburg, hoje vamos apresentar o “irmão do meio” da “família Red Bull”, o Red Bull New York.
ORIGENS: NEW YORK METROSTARS
A equipe é uma das criadoras da Major League Soccer (MLS), a liga estadunidense de futebol. Foi fundado com o nome oficial de New York/New Jersey Metrostars, porém ficou conhecido apenas como New York Metrostars. Com esse nome jamais conquistou um título. Seus melhores resultados foram um 3º lugar na MLS Supporters’ Shield (que premia a equipe mais regular do campeonato) no ano 2000, um vice-campeonato na US Open Cup (equivalente à Copa do Brasil) em 2003 e outro vice-campeonato da MLS Reserve Division (equivalente no Brasil ao antigo Campeonato de Aspirantes) em 2005. A única competição internacional da qual participou foi a extinta Copa Merconorte, organizada pela CONMEBOL, a organização sul-americana de futebol, em 2001, mas não passou da primeira fase da competição.
ENTRA O RED BULL NEW YORK
Em 9 de março de 2006, a Red Bull compra o New York Metrostars e muda seu nome para Red Bull New York. Curiosamente, a torcida e imprensa locais insistem até hoje em “estadunizar” o nome do time chamando-o de New York Red Bulls.
O time recebe uma injeção de dinheiro e começa se reforçar com jogadores de categoria dos quais o principal é o jogador colombiano Juan Pablo Ángel, que foi vice-artilheiro do campeonato de 2007 com 19 gols e é o atual artilheiro da equipe e ídolo maior. Além disso, disputa a preferência da torcida feminina com a grande vedete da MLS, o britânico David Beckham, do Los Angeles Galaxy. Atualmente o Red Bull New York está na disputa por uma das vagas para disputar a MLS Cup, o mais importante trófeu do futebol estadunidense.
O Red Bull New York manda seus jogos no famoso Giants Stadium, mas, para a alegria de seus torcedores, já está sendo construído o estádio próprio da equipe, com inauguração prevista para 2009 e que promete ser um marco na cidade de Nova York: o Red Bull Arena.
NOMES ILUSTRES
Assim como o Red Bull Salzburg, o Red Bull New York já teve nomes ilustre ao longo de sua história, desde que se chamava New York Metrostars. Entre os jogadores que já passaram pela equipe estão o goleiro da seleção dos EUA, Tony Meola; o meio-campista estadunidense – também da seleção – Claudio Reyna e três campeões mundiais pelas seleções de seus países: o brasileiro Branco, o alemão Lothar Matthäus (que, posteriormente, seria técnico do Red Bull Salzburg) e o francês Youri Djorkaeff. Entre os técnicos destacam-se o português Carlos Queiróz; o sérvio naturalizado mexicano Bora Milutinović; o ex-técnico da seleção dos EUA, Bruce Arena; o atual técnico Bob Bradley e o brasileiro campeão mundial Carlos Alberto Parreira.
TÍTULOS
- Nenhum
CAMPANHAS DESTACADAS
Como New York Metrostars
- U.S. Open Cup: 2º lugar – 2003
- MLS Supporters’ Shield: 3º lugar – 2000
- MLS Reserve Division: 2º lugar – 2005
SITE OFICIAL (EM ESPANHOL)
http://web.mlsnet.com/t107/es/ (Red Bull New York)
http://www.redbullarena.us/espanol/index.html (Red Bull Arena)
Comercial do Red Bull New York
Vídeo da sensacional e espetacular vitória do Red Bull New York, com dois gols de Juan Pablo Ángel, sobre o Los Angeles Galaxy, de David Beckham (com duas assistências), pelo placar de 5×4 em 16/08/2007.
Bela matéria. Belo Blog!
Abraços!